Skip to content
Início » O fim da sofrência com pontas duplas: Corte Bordado e Corte a Vela!

O fim da sofrência com pontas duplas: Corte Bordado e Corte a Vela!

Sem Ponta Dupla - O fim da sofrência com pontas duplas: Corte Bordado e Corte a Vela!

Sofrendo com os efeitos das pontas duplas, mas se recusando a sacrificar o cabelão? Você chegou ao lugar certo! Conheça o Corte Bordado e o Corte a Vela (ou Velaterapia).

No post de hoje, você vai entender que é possível sim acabar com as pontas duplas sem precisar cortar as madeixas! Acompanhe!

Por que as pontas duplas acontecem?

Em primeiro lugar, entenda porque as pontas duplas acontecem. O fio de cabelo é composto basicamente por medula, córtex e cutícula, que é a camada mais externa. Quando acontece algum dano (como processos químicos agressivos ou excesso de térmicos, por exemplo), que geram ressecamento ou desnutrição, as cutículas se abrem e acabam por deixar as partes internas expostas. Logo, os fios se quebram e se bifurcam (em pontas duplas, triplas e até quádruplas)!

Esse fenômeno é chamado de Tricoptilose (até o nome soa mal…).

Consequências das pontas duplas

Cabelos rebeldes, com frizz, sem brilho, ressecados. Até algum tempo atrás, o tratamento recomendado para acabar com as pontas duplas era “passar a tesoura” e, invariavelmente, consumir de três a quatro centímetros da extensão do cabelo.

Mas, agora, isso não é mais necessário. Conheça dois tratamentos excelentes para combater as pontas duplas, mas sem comprometer o comprimento dos fios.

Corte Bordado

Na técnica, utiliza-se uma máquina de corte (a Split Ender) com pentes niveladores entre as lâminas. A máquina permite aparar apenas os fios espetados (as pontas duplas), que ficam fora do contorno do cabelo.

CORTE BORDADO1 - O fim da sofrência com pontas duplas: Corte Bordado e Corte a Vela!
CORTE BORDADO2 - O fim da sofrência com pontas duplas: Corte Bordado e Corte a Vela!

A máquina é passada de duas a três vezes em mechas finas (num movimento muito semelhante a de uma chapinha) e remove apenas uns dois milímetros das pontas duplas.

Este processo pode ser utilizado em qualquer tipo de cabelo, inclusive cacheados ou crespos. A única limitação são fios curtíssimos (sem extensão suficiente para o deslizamento da máquina).

Como o Corte Bordado é feito?

O procedimento consistem em lavar os fios só com shampoo (para abrir as cutículas e expor ainda mais as pontas), escovar e depois aplicar a máquina. O processo da máquina em si é bem rápido: de 20 a 30 minutos, dependendo da extensão dos fios.

Quais são os resultados?

Os cabelos ficam imediatamente mais sedosos ao toque, com melhor caimento e mobilidade, assim, realçando o brilho natural, a cor e o corte.

Recomenda-se que o procedimento seja repetido mensalmente em fios muito danificados,ou a cada três meses em danos moderados.

Corte a Vela (Velaterapia)

O Corte a Vela, na verdade, já é um velho conhecido dos profissionais. Foi utilizado, no passado, e caiu em desuso, mas foi resgatado com sucesso. Atualmente, é muito utilizado, Até em celebridades!

Várias famosas já disseram fazer uso da técnica: as blogueiras Lalá Rudge, Carol Magalhães, a cantora Preta Gil, a supermodelo Isabeli Fontana e várias atrizes (Cléo Pires, Ingrid Guimarães, Bruna Marquezine, etc).

velaterapia como fazer 460x306 - O fim da sofrência com pontas duplas: Corte Bordado e Corte a Vela!

Como a Velaterapia é realizada?

O processo pode parecer um pouco assustador, pois os fios são expostos à chama de uma vela. Porém, é absolutamente seguro, desde que seja feito por um profissional preparado (não tente fazer em casa, sob risco de queimar os cabelos ou se machucar gravemente!).

Para aplicar o calor o cabelo é dividido em mechas torcidas e passa-se a chama rapidamente. Quando as mechas torcidas entram em contato com o  fogo, apenas as pontas duplas são queimadas. Ou seja, os fios são cauterizados e  impermeabilizados selando a fibra de queratina.

O procedimento deve ser feito no cabelo seco. Depois do procedimento as pontas queimadas são aparadas manualmente pelo profissional.

A importância da hidratação no processo de recuperação

No final, os nossos especialistas recomendam que seja feita uma hidratação para fechar com chave de ouro o processo de recuperação. Esse procedimento, por ser cuidadoso e manual, é um pouco mais demorado: leva entre uma e duas horas, dependendo da extensão dos fios.

A exemplo do Corte Bordado, também não há restrição do tipo de cabelo ou dano para aplicação da Velaterapia. Todos podem se beneficiar. Resultados: fios de celebridade, sedosos e domados!

As duas técnicas, além de remover as pontas duplas, ajuda a eliminar o frizz do cabelo. E o corte a vela cauteriza as pontas. Recomendamos que, independente da técnica escolhida, o procedimento seja repetido a cada três ou cinco meses, dependendo da condição dos fios.

Então, pronta para se livrar das pontas duplas? Agende seu horário com um dos nossos especialistas para avaliar os seus fios e discutir a técnica mais indicada para erradicar o seu problema. 

Se desejar um orçamento você pode solicitar clicando no link http://ritzestetica.rds.land/orcamento – e nós te retornamos com os valores. Será um prazer cuidar do seu visual e te deixar ainda mais linda.